MENSAGEM


Estarão formando em Miniempresários  os Alunos: Priscila Alves, Mateus Correa, Luane Caroline, Jenifer Luana, Jeferson Sena, Jean Sena, Patrícia Quaresma, José de Melo, Kazu Yoshi, Maisa e Douglas de Souza.


XVI Feira Pan-Amazônica do Livro em setembro no Hangar




























Livros, revistas e gibis, vão tomar conta do Hangar Convenções e Feiras da Amazônia de 21 a 30 de setembro, durante a XVI Feira Pan-Amazônica do Livro, que irá trazer a literatura, culinária e costumes de Portugal, o país homenageado.
Nesta edição, será celebrado os 100 anos de nascimento do maestro Wilson Fonseca, mais conhecido como Isoca. Serão 10 dias recheados de muitas programações. No tradicional Encontro Literário nomes como Luis Fernando Veríssimo e Martha Medeiros já estão confirmados. Como em todos os anos a feira realiza um encontro com escritores paraenses, Pedro Galvão, João Carlos Pereira e Heliana Barriga são alguns nomes confirmados que irão participar da Feira. A visitação ocorrerá das 10h às 22h com entrada gratuita. Mais informações 4009-8745.
Serviço:
XVI Feira Pan-Amazônica do Livro

De 21 a 30 de setembro, no HAngar Concenções e Feiras da Amazônia.

Informações: (91) 4009-8745

Entrada gratuita.

Por Fernanda Scaramuzzini / Ascom OS Pará 2000
Imagem: Divulgação
O  desfile escolar da escola Augusto Montenegro foi um sucesso...





Vamos criar o mascote e o nome do projeto de Educação Ambiental da escola Augusto Montenegro. 
Informações Professora Kelly (assessoria de projeto) e bolsistas Rômulo, Adna, Vanessa e Jéssica.



GEAM e Escola Augusto Montenegro

Universidade Federal do Pará
Instituto de Ciências da Educação
Grupo de Estudos em Educação, Cultura e Meio ambiente - GEAM
Programação da Semana de Meio Ambiente 2012 - Escola Augusto Montenegro

O Grupo de Estudos em Educação, Cultura e Meio Ambiente (GEAM/UFPA) em convênio com a Companhia Docas do Pará (CDP), na semana de comemoração do meio ambiente, realizará atividades de Educação Ambiental variadas no âmbito do projeto da Escola Augusto Montenegro e em outros espaços como: Praça da República e Porto de Vila do Conde.



PROGRAMAÇÃO

Dia 03/06/2012 (Dia Nacional da Educação Ambiental) - 8h às 12h – Educação Ambiental na Praça com atividades variadas, como: exposição de trabalhos, oferta de oficinas sobre temáticas socioambientais, teatro de fantoche, teatro de alunos.

Participantes convidados: Estudantes, Professores, Corpo técnico-administrativo e pessoal de apoio da Escola Augusto Montenegro. Além do público da praça.


Local: Praça da República.


Dia: 04/06/2012 - 8h às 12h – Diálogos sobre Experiências e Práticas de Educação Ambiental à luz dos princípios do Tratado de Educação Ambiental para as Sociedades Sustentáveis e de Responsabilidade Global.

Participantes convidados: Estudantes, Professores, Corpo técnico-administrativo e pessoal de apoio da Escola Augusto MOntenegro e as comunidades dos demais projetos do GEAM.


Dia: 04/06/2012 - 14h às 18h – Mesa-Redonda: Panorama da Educação Ambiental no Pará – o que temos a dizer à Rio+20.


Local: a definir.


Dia: 05/06/2012 (Dia Mundial do Meio Ambiente) - 8h às 12h – Campanha de conscientização pública para a conservação ambiental.
Público alvo: comunidade da escola Augusto Montenegro e do entorno da escola
Local: Escola Augusto Montenegro

Dia 06/06/2012: Apresentação de vídeo e diálogo aberto sobre as temáticas socioambientais com os estudantes da Escola.

Dia: 09/06/2012 - 8h às 12h – Encerramento da Semana de Meio Ambiente, com a realização do Torneio Chutando a Bola da Educação Ambiental, com a participação de times das unidades portuárias da CDP (Porto de Belém, Porto de Vila do Conde e Terminal de Miramar) e as escolas.

Local: Porto de Vila do Conde

REPORTAGEM DE ESTHER BRAGA, VENCEDORA DO PRÊMIO DALCÍDIO JURANDIR


LANÇAMENTO DO LIVRO DE ESTHER BRAGA


No último dia 28 de abril, no auditório da Escola Anísio Teixeira (USE 2), a profa. Me. Esther Braga lançou seu livro DIÁRIO DE LETÍCIA - o dia a dia de uma solteirona solitária, com quem ganhou o prêmio Dalcídio Jurandir 2010 na categoria crônica.
Vale a pena conferir a obra, um verdadeiro passeio pela alma da mulher e pela cultura paraense.


POSSE DO DIRETOR CARLOS

Para os que acreditaram e para os que não acreditaram  na eleição para diretor da Escola Augusto Montenegro é com imenso prazer e orgulho que mostramos a posse do nosso querido diretor..


A Escola Augusto Montenegro inicia o ano letivo de 2012 sob nova direção.

A Comissão Eleitoral juntamente com o Conselho Escolar da EEEFM Augusto Montenegro, em cerimônia solene no último dia 2 (segunda – feira), deu posse ao Diretor Eleito Prof. Msc. José Carlos Martins Cardoso.

O novo diretor foi eleito pela comunidade
escolar no dia 7.3.2012, dessa forma foi oprimeiro nome a compor a lista tríplice encaminhada a SEDUC/PA.


A Secretaria deEducação do Estado do Pará, atendendo aos anseios da comunidaderatificou o resultado da eleição no dia 29.3.2012, através daportaria nº 3760/2012 de 23.3.2012, devidamente publicada no DiárioOficial do Estado.


Com a proposta de “uma gestão compartilhada em busca de uma educação de qualidade” o novo diretor empossado inicia sua atividades na escola.



ANO LETIVO DE 2012

Alunos, professores e funcionários, sejam bem vindos ao início de mais um ano letivo, trabalhando em harmonia, juntos atingiremos nossos objetivos pessoais e profissionais.



"Nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Excelência, então, não é um modo de agir, mas um hábito." Aristóteles

ELEIÇÕES PARA DIRETOR(A)



Sabemos que gerir umaescola democraticamente não é tarefa fácil, mas é possível. A eleição dediretores escolares representa um clamor da população e possibilita umatransformação social, A assunção de um profissional mais democrático, maisaberto à diversidade de pensamentos é, de fato, um ganho na educação, pois acomunidade escolar sente a diferença e passa a estar presente na escola. Odiretor eleito muda a atitude, passando de uma postura autoritária para umadialógica, permitindo a participação dos demais segmentos, que podem opinar,propor mudanças e soluções para problemas. Neste, sentido, o coletivo escolar da Escola Estadual Augusto Montenegro deu um grandeexemplo de cidadania e democracia. O fato da comunidade não aceitar mais diretoresque são escolhidos pelos governantes e que, portanto, não representam o anseioda comunidade mostra o grau de responsabilidade e maturidade que essesrepresentantes possuem.


Observem o que Carlos Curyfala neste sentido:

“Então,vamos fazer novamente a pergunta essencial: a quem pertencem os sistemas deensino e as escolas publicas? A resposta obvia seria: aos cidadãos, ao publico.Se percebidas como pertencentes aos governantes, aos dirigentes, as corporações,estaremos diante da concepção patrimonialista do bem publico, da apropriação,que leva ao jogo dos interesses dos “donos do poder”. Ao contrario, se percebidacomo pertencendo ao “publico”, a cidadania, teremos a concepção democrática,cidadã, da “res publica”, que leva ao jogo do projeto coletivo de vida. E nestaconcepção, a participação deixa de ser mera “colaboração”, para tornar-seexercício de poder dos cidadãos sobre aquilo que lhes pertence e que dizrespeito aos objetivos coletivos. O cidadão governante e o novo ator do Estadodemocrático.”






ELEIÇÕES 2012 - ESCOLA AUGUSTO MONTENEGRO

A Comissão Eleitoral de acordo com os critérios estabelecidos pela Secretaria Estadual de Educação do Estado do Pará, vem convidar a comunidade escolar, para escolher os nomes de Diretor da Escola E.E.F.M. AUGUSTO MONTENEGRO no dia 7 (sete) de março de 2012 (quarta - feira), no horário de 8h às 22horas, na referida escola.

Todo integrante das categorias, abaixo relacionadas, que fazem parte desta comunidade escolar está convidado a votar:

  • Alunos: regularmente matriculados na Unidade Escolar, a partir de 16 (dezesseis) anos, com frequência regular.

  • Professores: regularmente lotados na Unidade Escolar.

  • Servidores: regularmente lotados na Unidade Escolar.

  • Pais e/ou Responsáveis: comprovadamente genitores e/ou responsáveis de alunos regularmente matriculados na Unidade Escolar, com frequência regular.

  • Comunidade: comprovadamente vinculados a Organizações Comunitárias legalmente constituídas (centros comunitários, igrejas, Associações Comunitárias).

O período de cadastramento de votantes será de 8/2/2012 a 1/3/2012, no horário de 8h às 20h nas dependências da Escola Augusto Montenegro. Venha se cadastrar!!!

VENHA!

PARTICIPE!

VOTE!


CRONOGRAMA


Inscrição dos Candidatos _________08/02/2012 a 14/02/2012 das 8h às 20h

Divulgação dos inscritos____________________________15/02/2012 às 8h

Pedido de impugnação dos inscritos__15/02/2012 a 16/02/2012 das 8h às 20h

Homologação dos pedidos de inscrição_________________17/02/2012 às 10h

Período para Campanha dos candidatos___________23/02/2012 a 01/03/2012

Eleições ___________________________________7/3/2012 das 8h às 20h

Data da apuração e divulgação do resultado__________________07/03/2012

Pedidos de impugnação do resultado__08/03/2012 a 09/03/2012 das 8h às 20h

Julgamento dos pedidos de impugnação_12/03/2012 a 15/03/2012 das 8h às 20h

Homologação dos eleitos____________________________16/03/2012 às 10h


Comissão eleitoral da Escola Augusto Montenegro

JOGOS ESCOLARES


ABERTURA: 28 DE JANEIRO DE 2012
HORÁRIO: 8:00 hs
LOCAL: QUADRA DA ESCOLA
REALIZAÇÃO: DE 28 A 31 DE JANEIRO DE 2012

VISITA AO MUSEU DA UFPA

 Os alunos do 3º ano do ensino médio visitaram a exposição  de Oswaldo Goeldi no Museu da UFPA, patrocinado pela Vale do Rio Doce. Veja o texto e fotos abaixo.

As mais importantes obras de Oswaldo Goeldi (1895-1961), considerado um dos mais representativos nomes brasileiros da gravura em madeira, chegam a Belém para uma exposição inédita, patrocinada pela Vale. Os 50 anos da morte do gravador, desenhista, ilustrador e professor serão relembrados em “Oswaldo Goeldi: poesia gravada”, no Museu da Universidade Federal do Pará (UFPA), de 13 de dezembro a 19 de fevereiro, por meio de gravuras, painéis, objetos, desenhos e livros. A curadoria é de Lani Goeldi, sobrinha-neta do artista e presidente do Projeto Goeldi.
Os visitantes terão a oportunidade de ver 59 gravuras originais (sendo 35 da Pinacoteca do Estado de São Paulo), assinadas pelo artista entre 1927 e 1960, além de desenhos, painéis, objetos, livros ilustrados e um vídeo inédito, especialmente feito para essa exposição. Entre as xilogravuras, estão “Chuva” (cerca de 1957), a mais famosa xilogravura do artista e que encabeça um lista formada por obras como “Auto-retrato” (cerca de 1950), “Tarde” (1950),  “Arraia” (1955) e “O ladrão” (cerca de 1955). “Nesta mostra, será possível observar todas as fases do artista, desde os desenhos até as gravuras em preto-e-branco e coloridas”, explica a curadora Lani Goeldi.
A mostra representa a continuidade das comemorações do cinquentenário do falecimento de Goeldi (1895-1961), que encerrou sua carreira na cidade do Rio de Janeiro. “Ações como essa, encabeçada pelo Projeto Goeldi e patrocinadas pela Vale, têm procurado atingir o maior numero de público possível, difundindo o trabalho desse artista e sua história de vida, aproximando a grandiosidade de sua obra às pessoas que se interessam por cultura”, explica Lani.
Segundo a diretora do Museu da Universidade Federal do Pará, Jussara da Silveira Derenji, é uma honra e prazer enormes abrigar essa exposição, considerando que serão mostrados, além de gravuras, documentos, textos e recortes do artista, os aspectos íntimos e pessoais da personalidade de Goeldi. “Será essa uma oportunidade rara de reaproximação com as obras dele, que viveu sua infância em Belém. Vamos mostrar, de forma abrangente, um trabalho de uma tocante poesia”.
Para José Fernando Gomes, gerente geral de Relações Institucionais da Vale no Pará, uma das principais ações da empresa é a valorização da cultura e das comunidades onde ela atua. “A arte é uma das expressões mais fortes do nosso País”, diz. “Por isso, é muito importante para a Vale patrocinar uma exposição tão especial e poética como esta”.

 Fonte: Museu UFPA







Conselho Escolar diz SIM para Eleição Direta na Escola




Na última terça – feira, 17/01/2012, o Conselho Escolar da Escola Augusto Montenegro, com representante de todas as categorias, reuniu - se, na biblioteca da Escola e decidiu manter as Eleições Diretas para Direção.

Parabéns Belém pelos seus 396 anos.

Lá vem Belém
moreninha brasileira,
com perfume de mangueira,
vestidinha de folhagem.
E vem que vem,
ligeirinha, bem faceira,
como chuva passageira
refrescando a paisagem.



Sylvia Helena Tocantins