MENSAGEM

Interação escola-família contribui para a aprendizagem
A interação da escola com a família dos alunos foi apontada por 14 redes municipais, entre 37 pesquisadas, como um dos fatores importantes para o sucesso da aprendizagem. As relações com a comunidade foram citadas por 12. Os resultados do estudo, realizado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Ministério da Educação, e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), deram origem à publicação Redes de Aprendizagem – boas práticas de municípios que garantem o direito de aprender.

Os resultados da pesquisa mostram que as escolas adotam diferentes estratégias para concretizar a aproximação escola-família. Em Mortugaba, município localizado no sudoeste da Bahia, a 743 Km de Salvador, a Escola Municipal Décio Carvalho desenvolveu um projeto de matemática, em 2007, que mobilizou pais e alunos de 1ª a 4ª série do ensino fundamental. A escola promoveu uma feira na rua, em frente à escola, para que os alunos tivessem experiências concretas de aprendizagem relativas ao sistema monetário. Os alunos venderam verduras, ovos, frangos, salgados e doces. Os pais participaram, ajudando a conseguir os produtos a serem vendidos, fazendo quitutes, e também trabalhando nas barracas. A comunidade foi convidada a participar, por meio de carro de som e notícias na rádio.

A atividade foi tão bem sucedida que será realizada novamente este ano. “Os alunos gostaram muito, por ser uma atividade real, concreta. Mesmo alguns estudantes que não gostavam muito de matemática, agora pedem para a escola fazer de novo a feira”, salienta a diretora da escola, Rosimeire Guimarães Souza.


Nenhum comentário: