O projeto pedagógico da Sala de Informática turno noite, denominado “O folclore na Escola” juntamente com os demais temas geradores como: educação ambiental, diversidade cultural, sexualidade e alimentação. Estava dividido em três etapas consecutivas que seriam.
Etapa: Encontros.
Etapa: Oficinas.
Etapa: Criação.
O projeto não pode desenvolver-se de maneira integral no 1º semestre, como já foi exposto no relatório anterior e devidamente entregue ao NTE. Para o 2º semestre tivemos que fazer algumas mudanças para tentar assegurar o bom funcionamento do mesmo. As principais modificações foram: no segundo semestre o projeto dar-se-ia nos meses de Setembro, Outubro e Novembro.Com duas turmas apenas.Que foram as 4 etapas 01e 02. A escolha dessas turmas deu-se devido o grande número de alunos dessas referidas turmas que freqüentavam a sala. Foi necessário também antes de iniciar o projeto fornecer aos alunos pequenas mais importantes noções de informática como: digitar, salvar arquivos, manusear as pastas pessoais e também a internet entre outros. Isto foi necessário porque muitos alunos tinham pouco ou mesmo nenhum contato com o computador. Fato que já foi relatado na primeira parte deste documento. O início do referido projeto também teve que ser modificado porque a escola ficou sem internet do dia 11 de agosto a 4 de setembro. Este fato fez com que adiássemos mais um vez o início do projeto. Começamos o projeto no dia 19 de setembro. Neste primeiro encontro referente à disciplina História. Através de slides discutimos com os alunos o conceito de Folclore. Lemos também algumas lendas e mitos como: a Iara, a Cobra Grande e o Boto. Foi abordado também algumas festas e músicas consideradas do folclore brasileiro. Neste mesmo encontro foi explorado ainda instrumentos que compoẽm nosso folclore. Nesta aula além da gama de informações os alunos puderam trabalhar com o mouse, o editor de texto, conhecer maior as barras de ferramentas, sites que fizessem referência ao tema pesquisado, ou seja, conhecimento de internet. No final de cada encontro, o aluno recebia uma atividade. Neste encontro o aluno deveria pesquisar na internet sobre culinária, personagens e crendices populares.
No dia 25 de setembro os alunos trocaram informações sobre os sites pesquisados. Este encontro foi livre. Os educandos tiveram apenas que fornecer aos demais os sites pesquisados. Nesta aula eles puderam explorar a rede.Alguns sites pesquisados estão presentes em nosso blog.
No dia 2 de outubro tivemos o 2º encontro do projeto referente a disciplina Língua Portuguesa. Foi abordado “recursos linguísticos e não linguísticos para a criação de uma história.” Utilizamos a lenda: O Boto. Neste encontro o aluno teve como atividade escrever um história sobre um dos personagens do folclore paraense. Foi trabalhado nesta aula: leitura, gramática,digitação e habilidade com o mouse.
No dia 20 de Outubro ocorreu nosso 4º encontro referente a Biologia.Nesta aula através de slides os alunos leram textos sobre “Educação Ambiental”.Como atividade os alunos em dupla escolheriam um tema sobre meio ambiente para criarem um texto ou uma história sobre o assunto.Foi trabalhado nesta aula:leitura,gramática, conceitos sobre meio ambiente e habilidade com o mouse.
O 5º e o 6º encontro que seriam de Química,onde se trabalharia a alimentação brasileira bem como a contribuição do europeu, índio e negro em nossa cultura alimentar e novamente Biologia onde trabalharíamos a questão da sexualidade humana e ulilizaríamos o RIVED como recurso pedagógico.
Estes dos últimos encontros não puderam acontecer devido a aproximação das provas finais que se iniciariam no dia 25 de novembro a 04 de dezembro. Neste período os professores tiveram que concluir suas atividades.
No dia 03 de Dezembro tivemos um encontro onde os alunos puderam relatar algumas de suas experiências com a informática educativa o que puderam aprender durante o 2º semestre. Foi pedido para que os alunos fizessem uma redação sobre suas experiências de aprendizado. Devidos contratempos que ocorreram no ano de 2008 como reajuste do calendário devido a greve dos professores,particularidades próprias do turno da noite,como horário das aulas mais curtos,feriados,eleições (esta unidade de ensino funciona como zona eleitoral),provas e recuperação não pudemos concluir as duas etapas finais de nosso projeto que seriam as “Oficinas” e a parte de criação.Nas oficinas os alunos teriam que ordenar os dados coletados.Na primeira oficina que seria de matemática estes deveriam analisar os dados levantados ao longo do projeto.Nesta aula utilizaríamos o uso da planilha eletrônica e o resultado seria analisado em um gráfico.Na segunda oficina referente a Língua Portuguesa também utilizaríamos o recurso da planilha eletrônica para criar um caça palavras.
A última etapa do projeto seria a criação e corresponderia ao resultado final do projeto que seria a criação de um Jornal Ecológico e um Livro de Receitas.
Infelizmente, devidos aos contratempos já anteriormente relatados, não foi possível desenvolver nosso projeto em plenitude, mas numa avaliação breve e numa visão pessoal,se isto me for permitido, conclui que o ano de 2008 foi muito proveitoso para a Sala de Informática de nossa escola,no turno da noite.Tanto para mim professora que vi meus alunos tão felizes diante do computador ansiosos em descobrir um mundo que para muitos pareciam distantes: a inclusão digital. Para mim foi emocionante ver homens e mulheres transformarem-se em crianças diante na tela, seus dedos catavam as letras, a caneta copiava no papel breves lembretes de como copiar, colar, salvar entre outros. A evolução rápida numa semana catavam as letras no teclado na outra queriam sorrateiramente entrar em seus Orkut`s e burlar as normas da sala.Foi gratificante vê-los amontoados diante da porta da sala, quando por algum motivo eu me atrasava.Pude relembrar e sentir novamente o entusiasmo de mudar o mundo através da educação.Foi muito bom saber que de alguma forma meu trabalho contribuiu para tirar muitos jovens do analfabetismo digital.
Nenhum comentário:
Postar um comentário