MENSAGEM

No dia 29 de junho de 2013 a E.E.E.F.M. Augusto Montenegro completou 76 anos de atividade. Fundada em 1937, recebeu esse nome em homenagem ao governador da época Augusto Montenegro. Teve como primeira diretora a professora Rosalina Álvares da Cruz.  A escola atuava apenas com ensino fundamental de 1ª a 8ª série. Na década de
90 começou no Ensino Médio e com Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Em 2009, de forma histórica a comunidade escolar realizou eleição direta para escolha de uma nova direção. Hoje a escola é administrada pelo diretor, também eleito, professor José Carlos Martins Cardoso.
 A comemoração dos 76 anos da Escola ocorreu no dia 27 de junho de 2013, juntamente com a FESTA JUNINA, cada turno prestou as devidas homenagens à escola e comemorou em ritmo junino, com muita quadrilha, carimbo e alto astral.

A escola teve duas miss caipiras, Adriana do 3º ano manhã e Tayla Swell Dantas Araújo do 1º ano da tarde.

A festa ainda teve destaque do grupo da Oficina de Percussão realizada pelo grupo GEAM e Arraial do Pavulagem em parceria com a escola, que abrilhantou a festa dos turnos da manhã e tarde com muito carimbo.

Por conta da festa junina ainda ocorreu a Gincana de material de limpeza turno da manhã teve como vencedores os alunos do 3º ano e o turno da tarde os alunos do Ensino Médio.

Paralelamente a comemoração junina teve as homenagens às alunas Adriane Brito Almeida do 1º ano manhã e Rosângela Ferreira Furtado Uchoa 3º ano da tarde, pela participação e premiação recebida no II Concurso de Redação promovido pela SIMINERAL em parceria com a SEDUC/PA, abordando o tema: “As riquezas minerais do Estado do Para e o desenvolvimento local”.

Ocorreu ainda a pesagem de materiais recicláveis  coletados pelos alunos do 9º ano do turno da manhã, tendo como vencedora a turma 802 com 240 kg. Ao todo foram coletados 640 kg.

Depois de muita comemoração, de muitos vencedores e homenageados e todos foram às FÉRIAS...

AGORA É HORA DE 


SEJAM BEM VINDOS


O Grupo de Educação Ambiental (GEAM) em parceria com o Arraial do Pavulagem tem proporcionado aos alunos da Escola Augusto Montenegro momentos de aprendizagem, lazer e divertimento através das oficina de Confecção de Instrumentos de Percussão, ministrada pelo Músico Zet.
Dando continuidade ao projeto musical o GEAM proporciona aos alunos a oficina de Percussão e Ritmos ministrada pelo Percussionista Franklin Furtado, que terá sua culminância no dia 30 de junho no Arrastão do Arraial do Pavulagem.


Escola Augusto Montenegro em parceria com o Projeto Liberal na Escola levam alunos ao Museu Emílio Goeldi




A programação aconteceu no dia 29 de maio. Os alunos participaram de uma gincana e fizeram visitação no parque.





A Escola Augusto Montenegro está inserida no projeto "O Liberal na Escola" e participará de várias ações proporcionadas pelo projeto.
A primeira ação foi a oficina de formação que ocorreu nos dias 14 e 15 de maio na E.M.E.F. Alzira Pernambuco, estiveram presentes os professores Kleber e Anderson Silva e as professoras Kátia Paracampos e France dos Anjos.

Os professores foram estimulados a trabalhar com jornal em sala de aula, enfocando tanto texto como imagem e a produção textual.
Durante a oficina houve a exposição de dinâmicas que podem ser usadas em sala de aula, utilizando jornais e revista, que estimulam o aluno a ter outra percepção de mundo.

A culminância da oficina foi a realização de uma visita pedagógica no Complexo Feliz Lusitânia, com a finalidade de sensibilizar cada um dos professores  envolvidos no projeto a planejar bem a visita que será realizada com os alunos.


Na tarde do dia 13 de maio de 2013, os representantes e seus vices receberam a certificação, em uma cerimônia solene realizada no auditório da Escola Augusto Montenegro.
A cerimônia foi presidida pela Especialista em Educação, do turno da tarde, Diana Xavier, teve execução do Hino Nacional e juramento solene.
Juntamente com o certificado os representantes e vices receberam uma cartilha educativa e explicativa da função que passam a exercer e um kit com lápis, caneta e borracha.
A cerimônia encerrou com um pequeno coquetel.


A Escola Augusto Montenegro em parceria com o Grupo de Educação Ambiental, estão proporcionando aos alunos da escola oficina de Grafitagem, ministrada por Valério Dias, Especialista em Metodologia de Ensino em Artes.

 
A oficina proporciona vários momentos de reflexão e criatividade para os alunos, permitindo que eles expressem seus sentimentos e visão de mundo.
 
O primeiro momento foi uma conversa, para explicar a metodologia e o funcionamento da oficina... 




O momento seguinte foi teórico de reflexões e aprendizados sobre a grafitagem e suas técnicas... 

O Professor Valério Dias utilizou de recurso áudio visual para mostrar aos alunos as noções introdutórias das técnicas de pintura e grafitagem,  de cores e da produção de arte através do grafite.
 
Os alunos foram instigados a fazer uma breve reflexão sobre os temas pichação e grafitagem. Onde foram colocadas experiências do dia a dia de cada um dos presentes.
 

Depois do estudo teórico, das reflexões feitas, da arte apreciada e contemplada... Os alunos responderam a um questionário para verificação da aprendizagem e partiram para os desenhos livres, com a finalidade de representar no papel o observatório, a fisionomia e a representação do cotidiano escolar.
No dia 10 maio de 2013 a Escola Augusto Montenegro realizou uma singela homenagem as mães. Foi organizado um café da manhã, com ajuda da direção, professores e alunos. Cada turma,  ficou encarregada de prestar sua homenagem, teve apresentação de slide, canto, dança e peça teatral, para homenagear e agradecer ao mais belo ser terreno... MÃE.

A Escola Augusto Montenegro está completando seu primeiro bimestre de funcionamento do ano letivo de 2013 e muitas atividades foram realizadas. 

No período de 12 a 15 de março foi realizada a semana pedagógica da Escola, na qual vários assuntos foram debatidos entre os grupos de trabalho formados. Decidiu-se o Calendário Escolar, que incluiu atividades como: Acolhimento dos alunos regularmente matriculados no ano de 2013; Teste de Nivelamento para o 6º e 9º anos do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio; Homenagem do Dia das Mães; Aniversário da Escola, Festa Junina, Semana do Meio Ambiente; Semana da Pátria e outras atividades correlatas ao processo de ensino aprendizagem e de atendimento a comunidade escolar. 

As aulas do ano letivo de 2013 tiveram inicio no dia 18 de março com Acolhimento Geral para alunos, pais e responsáveis. Na acolhida inicial o Diretor da Escola, José Carlos, saudou os alunos com as boas vindas e relatou de forma breve as pretensões para o novo ano escolar, foi ainda, divulgado a programação da semana organizada turma a turma. A semana de acolhimento foi importante para que alunos, pais e responsáveis obtivessem o conhecimento sobre as normas da escola, suas instalações e corpo técnico, facilitando assim a comunicação entre os envolvidos. 

No dia 4 de abril foi realizada a culminância na escola da oficina de adereços, promovida pelo Arraial do Pavulagem em parceria com a escola e o Grupo de Educação Ambiental (GEAM), parceiro da escola desde de o ano de 2012. 

O encerramento oficial da Oficina de adereços ocorreu no dia 7 de abril (domingo), no Cordão do Peixe Boi e contou com a presença dos alunos e professores envolvidos na oficina. Um belo domingo... Festivo e Letivo. 


No dia 5 de abril se realizou o Teste de Nivelamento para os alunos do 6º e 9º anos do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio, que objetivou verificar o nível de aprendizagem e o aprimoramento da didática, para que ocorra melhoras no processo de ensino aprendizagem. As séries escolhidas para realizar o teste foram definidas a partir do prisma de que são series de transição em que os conhecimentos devem ser bem analisados e avaliados, evitando problemas de aprendizagem em série posteriores. 

O processo Eleitoral para escolha dos representantes e vices foi realizado no dia 18 de abril, data escolhida pelo governo. O voto foi secreto e o vencedor foi o que recebeu o maior número de votos. 

As professoras Edilza Brasil, Flávia, France dos Anjos e Patricia de Campos participaram no dia 22 e 23 de abril, da oficina de formação realizado pela SEDUC-PA e Fundação Rômulo Maiorana na Escola de Governo. A oficina abordou o Tema Florestabilidade e forneceu recurso didático para que o assunto seja trabalhado nas escolas, em forma de projeto que visem a sustentabilidade e o cuidado com os recursos naturais. 


O turno da tarde sai na frente e já realizou a reunião com representantes e vices representantes de turma. Reforçando qual deve ser a conduta dos eleitos e orientados para que em parceria com a direção e corpo técnico da escola façam uma boa gestão em prol de melhorias para a Educação em nossa Escola. A reunião foi conduzida pela Especialista em Educação, do turno da tarde, Diana Xavier. 

É desta forma, que a Escola Augusto Montenegro, contando com o apoio da Direção, funcionários, docentes e discentes caminha para o seu aprimoramento educacional.
Seleção unificada - Número de inscritos até as 10 horas supera total registrado em 2012 

11 de janeiro de 2013 - 12:15


O número de inscritos na primeira edição de 2013 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) superou o total do ano passado. Balanço das 10h desta sexta-feira, 11, aponta 1.762.890 candidatos inscritos. No ano passado, o Sisu alcançou 1.757.399 inscritos até as 23h59 da sexta-feira, horário em que as inscrições se encerram.

Em relação ao número de inscrições, o Sisu este ano já registrou 3.428.147 – cada candidato pode definir duas opções de curso. Enquanto na edição de 2011, as inscrições totais foram de 3.411.111.


Na primeira edição deste ano, a oferta é de 129.319 vagas — 18% a mais em relação a 2012 —, em 3.752 cursos. Ao todo, 101 instituições públicas de educação superior selecionam estudantes por meio do Sisu neste primeiro semestre.


Para que os candidatos possam acompanhar suas chances nos cursos escolhidos, o Sisu divulga, uma vez por dia, a nota de corte para cada curso e turno. Até esta sexta-feira, o candidato pode mudar as opções. O sistema reconhecerá a última inscrição confirmada.


O último balanço disponível aponta que as maiores notas de corte no Sisu, até o momento, estão em cursos de medicina pela ampla concorrência. Na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), para ser selecionado para uma das vagas deste curso lá, o candidato precisa ter pontuação mínima de 821,19. Em segundo lugar está a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com nota de corte em medicina de 817,77. Na Federal do Paraná (UFPR), os interessados em cursar medicina precisam ter no mínimo 813,36 pontos.  


Concorrem às vagas os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2012 e obtiveram nota na redação que não tenha sido zero. No momento da inscrição, o candidato terá de especificar, pela ordem de preferência, o curso ao qual pretende concorrer e de que forma — por meio de cotas decorrentes da Lei nº 12.711, de 29 de agosto último (Lei de Cotas), de outras políticas afirmativas adotadas pelas instituições participantes do sistema ou pela ampla concorrência.


A primeira chamada de selecionados está prevista para segunda-feira, 14. Os convocados devem providenciar a matrícula nos dias 18, 21 e 22. A segunda chamada será divulgada no dia 28 deste mês, com matrícula em, 4 e 5 de fevereiro.


Espera — Os estudantes que não forem selecionados nas duas primeiras convocações podem aderir à lista de espera. As instituições de ensino participantes do Sisu usam a lista para convocar candidatos a vagas remanescentes. O prazo de adesão vai de 28 deste mês a 8 de fevereiro. Caso ainda haja vaga no curso de primeira opção, o candidato será convocado pela instituição que tenha a vaga disponível.



Paula Filizola
Fonte: http://portal.mec.gov.br/

 

A Escola Augusto Montenegro deseja para seus alunos um FELIZ ANO NOVO