MENSAGEM

DOAÇÃO DE SANGUE E CÉLULAS TRONCO

Entrevista com aluno do 2º ano manhã

Nossa primeira experiência na Radio/Jornal Tagarela. Foi um momento de muita alegria e descontração. Compartilhar ações dessa natureza é muito gratificante. Esse primeiro momento foi fundamental para consolidar a parceria entre os alunos argonautas e professores da Sala de Informática. Decidimos publicar essa primeira filmagem, com seus erros e acerto, para que possamos, futuramente, verificar nossa evolução nessa bela caminhada.
Prof. Sanches

VEJA O VÍDEO



O QUE É O ATO DE DOA SANGUE

O sangue doado é usado para assegurar um direito primordial "O Direito a Vida".A doação de sangue é a esperança de muitos pacientes que precisam do líquido da vida para continuar vivendo.Nesse sentido, é de grande importância que as pessoas saudáveis compartilhem desse ato humano.

A COLETA DE SANGUE

A coleta é feita por pessoas capacitadas, sob supervisão de um médico e um enfermeiro, garantindo o bem estar do doador. O ambiente é limpo e o material é descartável. Na coleta é retirado, aproximadamente 250 ml de sangue e sua reposição se faz através da alimentação.
Alunos: Wanderley santos,Jones Santos, Hort~encia, Raiani Vital, Vanessa Ferreira, Vanderson e Marilene Souza (2º ano manhã).
Professora: Helen Nahun (Biologia)

CÉLULAS TRONCO

são células primitivas, produzidas durante o desenvolvimento do organismo e que dão origem a outros tipos de células. Existem vários tipos de células-tronco:
1. Totipotentes - podem produzir todas as células embrionárias e extra embrionárias;
2. Pluripotentes - podem produzir todos os tipos celulares do embrião;
3. Multipotentes - podem produzir células de várias linhagens;
4. Oligopotentes - podem produzir células dentro de uma única linhagem e
5. Unipotentes - produzem somente um único tipo celular maduro. As células embrionárias são consideradas pluripotentes porque uma célula pode contribuir para formação de todas as células e tecidos no organismo.
Uma das principais aplicações é produzir células e tecidos para terapias medicinais. Atualmente, órgãos e tecidos doados são freqüentemente usados para repor aqueles que estão doentes ou destruídos. Infelizmente, o número de pessoas que necessitam de um transplante excede muito o número de órgãos disponíveis para transplante. E as células pluripotentes oferecem a possibilidade de uma fonte de reposição de células e tecidos para tratar um grande número de doenças incluindo o Mal de Parkinson, Alzheimer, traumatismo da medula espinhal, infarto, queimaduras, doenças do coração, diabetes, osteoartrite e artrite reumatóide.
Elas podem ser encontradas em embriões recém-fecundados (blastocistos), criados por fertilização “in vitro” - aqueles que não serão utilizados no tratamento da infertilidade (chamados embriões disponíveis) ou criados especificamente para pesquisa; embriões recém-fecundados criados por inserção do núcleo celular de uma célula adulta em um óvulo que teve seu núcleo removido - reposição de núcleo celular (denominado clonagem); células germinativas ou órgãos de fetos abortados; células sanguíneas de cordão umbilical no momento do nascimento; alguns tecidos adultos (tais como a medula óssea) e células maduras de tecido adulto reprogramadas para ter comportamento de células-tronco.

Alunos: Gelta Carvalho,Edmilson Rodrigues,Diego Dias Aroldo Souza e Gleison(2º ano manhã)
Professora: Helen Nahun(Bilogia)

Nenhum comentário: